Uma das formas mais tradicionais de criação de galinhas aqui no Estado da Bahia é o sistema livre de criação, onde destina-se uma área de uma propriedade para ser o galinheiro e o espaço livre para as aves. Esta forma de criação possui características importantes e destacamos aqui 9 (nove) delas para quem pretende seguir com este modelo, com base em três perspectivas: saúde, bem-estar animal e reprodução.

Saúde

  1. Imunidade natural: Os pintinhos e galinhas caipira muitas vezes desenvolvem maior resistência a doenças comuns nas aves graças à vida ao ar livre e à exposição a diversos micróbios.
  2. Redução do estresse: A vida espaçosa e o ambiente natural contribuem para reduzir os níveis de estresse, estimulando a função imunológica e reduzindo doenças.
  3. Diversidade na dieta: A alimentação permite que os pintinhos tenham acesso a uma gama mais ampla de nutrientes, vitaminas e minerais, promovendo a saúde geral, por conta do acesso à terra, capim, gramado onde ciscam livremente.

Bem-estar animal

  1. Comportamentos naturais: A vida ao ar livre permite que os pintinhos e galinhas tenham comportamentos naturais, como tomar banho de poeira, coçar e procurar alimentos, contribuindo para o bem-estar físico e mental.
  2. Exposição solar: O acesso à luz solar fornece aos pintinhos, galos e galinhas, vitamina D3 essencial para ter ossos fortes e saúde geral.
  3. Aglomeração reduzida: Áreas de convivência espaçosas evitam a superlotação, minimizando o estresse e a propagação de doenças que são bastante comuns em locais apartados e com muita densidade.

Reprodução

  1. Seleção natural: A criação caipira permite a seleção natural, promovendo a sobrevivência de pintinhos mais fortes e adaptáveis.
  2. Conjunto genético diversificado: a reprodução em bandos incentiva a diversidade genética, levando a gerações futuras mais saudáveis e resilientes.
  3. Temperamento da prole: Pintinhos criados em ambientes naturais tendem a ser mais calmos e menos medrosos, o que os torna mais fáceis de manusear.

Estas características acima não eximem os criadores de manterem um calendário adequado de cuidados com seu plantel. É sempre importante vacinar, reforçar a alimentação com ração apropriada e sempre com foco no bem-estar das aves. Mantenha sempre água à disposição e cuide da limpeza/higiene do local onde as aves estarão.

A Pintos Caipira deseja sucesso para você que deseja criar ou já cria aves caipira.

Para maiores informações contate-nos através dos nossos canais de relacionamento: